quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rota: Rio das Pedras / Mombuca...



Rota: Pela Rodovia Nelson Caproni, o ciclasta anda 12,7 Km (cerca de 25 Km de ida e volta)em via de asfalto entre belas paisagens como o pé de cajú que encontramos margeando o caminho, próximo à placa de limite de município entre as cidades... Aqui vale frisar que o fluxo de veículos tem se intensificado por causa do pedágio construído na Rodovia do Açúcar entre as cidades de Rio das Pedras e Capivari, fazendo com que os moradores destas duas cidades passassem a utilizar a Nelson Caproni como rota para fugir de mais esta despesa... Outro problema que encontramos neste acesso foi o descaso total com que se encontra os acostamentos; muito mato que cresce neste período de chuvas e o tradicional lixo jogado pelas janelas dos veículos (latinhas de cervejas e refrigerantes, garrafas pet's, sacolinhas plásticas, garrafas long nec's e até um celular)... É bom redobrar a atenção e ser prudente!


Aquí em Mombuca podemos acessar a Rota do Caminho do Sol (indicada pela marca da seta amarela) que se inicia em Santana do Parnaíba entrecortando sítios, fazendas e cidades vai até São Pedro no estado paulista... A cidade faz parte do roteiro do peregrino e aquí também há pousadas para estes pernoitarem e se alimentarem...


Aqui também, repomos nossas energias na Padaria da simpática Dona Maria e sua bela filha Kátia. Ela, a filha, nos conta que é a única pessoa da cidade que pode dizer no mês de dezembro que é a verdadeira filha do Papai Noel; para justificar nos leva até um azulejo na parede do estabelecimento estampado com o time do coração e gravado com o nome de seu pai, o Sr. "Noel"  que já foi duas vezes vereador pela pequena, mas acolhedora cidade... este teria sido um presente de um admirador pelos seus serviços prestados junto à comunidade. Outro fato marcante foi o peixe galo que elas nos mostraram, este tem cerca de 15 anos no pequeno aquário sobre uma mesinha. Um dia Dona Maria teria pegado o danado no chão tentando fugir... A sorte dele foi que o gato da família não tem o costume de frequentar a padaria! Bom, para ir finalizando, sentimos muito pela falta do nosso amigo e companheiro da Bikeco o Maçã não ter partilhado conosco desta aventura (estava trilhando em Ilha Bela com sua esposa Dani e o baby), certamente ele iria adorar, pois também é um fervoroso torcedor do timão... vale a pena conhecer este trajeto e a padaria!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário